Confiança x Produtividade

Marcilea Silva      sexta-feira, 29 de julho de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Ao longo da minha vida profissional, entre diversas equipes que liderei, me deparei com uma questão essencial para manter uma equipe produtiva: a confiança.

Produtividade e confiança precisam andar juntas. Se os membros da equipe não confiam no líder e nos seus colegas de trabalho, a produtividade tende a cair.

As pessoas começam a “boicotar” o líder, esconder o jogo, não compartilham informações, não se comunicam de forma correta e daí por diante.

Você já disse ou ouviu alguém dizer alguma frase do tipo: “Não vou falar sobre determinado projeto, pois não confio no fulano”.

Eu passei muitos anos em empresas e vi muitos casos de pessoas que deixaram de contribuir com a equipe porque tiveram suas ideias “roubadas” pelos chefes ou pelos próprios colegas.

E daí você vai me perguntar: como era essa equipe? Na verdade, eram equipes que não tinham muita produtividade, aliás, nem sei se posso chamá-las de equipes. Perdia-se muito tempo preocupando com questões que não geravam resultados.

Para adquirir confiança em um líder, entre as pessoas da equipe ou até mesmo para resgatar uma confiança perdida por algum motivo, precisamos de tempo.

Não podemos ter pressa e querer que a equipe tenha confiança em um curto espaço de tempo, isso pode levar semanas, meses ou anos para voltar a ter crédito com a equipe novamente. Relacionamentos não se formam da noite para o dia, precisamos de tempo para cativar as pessoas, gerar empatia, gerar cumplicidade.

Às vezes, perdemos a confiança do líder por um prazo não cumprido, um trabalho não realizado corretamente, uma atitude inadequada ou por falta de atitude em determinada situação. Se esse é o seu caso, espere por uma nova oportunidade e faça diferente, tenha uma nova atitude, pode ser sua chance de conseguir resgatar a confiança.

Quando a oportunidade aparecer, tenha boas atitudes e comportamentos que possam ser seguidos pela equipe, principalmente se você é líder. As pessoas procuram um líder que possam se espelhar e que compartilhe suas experiências. Alguém gostaria de ter um líder sem carisma, mal humorado, daqueles que quando você fala “Bom dia” ele pergunta “Bom dia por quê?”

Ninguém se espelha em lideres assim, por isso, aproveite as oportunidades para gerar confiança com sua equipe e com seus superiores.

Conquistar e manter a confiança de alguém não é fácil, errar é humano, o que faz a diferença é a atitude que você terá em relação a esse erro.

E você? Já perdeu a confiança de alguém dentro do ambiente de trabalho? Conseguiu resgatar? E dentro da equipe que você trabalha como anda a confiança?

Mande seus comentários e me conte como anda a confiança no seu ambiente de trabalho.

Abraços

Marciléa Silva
Coach de Carreira, Executivo e Negócios

Comentários

Últimos artigos

Autoconhecimento aliado ao planejamento de Carreira

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Confiança x Produtividade

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Fuja do Perfeccionismo

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Melhore sua empresa e alcance o equilíbrio na vida

terça-feira, 3 de janeiro de 2017