Melhore sua empresa e alcance o equilíbrio na vida

Marcilea Silva      terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Você já se perguntou se existe um bom equilíbrio entre a sua vida empresarial e sua vida pessoal? Essa pergunta pode ser uma das questões mais importantes de sua vida.

Quantas horas por dia você gasta em seu negócio ou trabalho? 8, 10, 12, 14 ou mais? Alguma vez você já se perguntou qual é o preço que você está pagando por isso? Qual é o preço que você paga - e às vezes seus parentes mais próximos – por passar a maior parte de sua vida "preso" no trabalho?

É claro que o negócio é muito importante e é o "fornecedor" dos meios de honrar suas despesas de família e, simultaneamente, oferecer segurança a eles, mas com o tempo o trabalho pode fazer você perder o contato com sua família, perder sua saúde por não conseguir praticar um esporte ou atividade física, não continuar seus estudos, adiar a vontade de aprender a tocar um instrumento musical ou deixar de fazer uma viagem que está adiando porque não pode se afastar alguns dias de seu negócio.

Lembre-se que todos os excessos são maus, e o fato de exagerar nas horas que fica "preso" no trabalho pode gerar grandes problemas.

Posso compartilhar a história de um proprietário de loja de móveis que passou 40 anos de sua vida trabalhando das 09:00 às 20:00 horas, pagou boas escolas para seus dois filhos, deu-lhes uma vida "confortável" porque nunca faltava dinheiro para comprar o que eles queriam, sua esposa sempre teve carro do ano, etc., mas durante o processo de coaching que fiz com ele e sua empresa, foi perceber que era um verdadeiro estranho à sua família, que seu casamento estava acabando e quase não tinha contato com as crianças, enfim, que realmente era um estranho em sua própria casa.

Foi então que ele decidiu deixar a sua zona de conforto, fazer diferente e investir para alcançar equilíbrio na sua vida.

Nós começamos alinhando seus objetivos pessoais com os objetivos da sua empresa, para que esses objetivos se complementassem e um não prejudicasse o outro.

Com os seus objetivos bem definidos, o próximo passo foi desenvolver o plano de trabalho onde definimos as estratégias a serem seguidas, com base nos 6 passos para um negócio bem sucedido:

1. DOMÍNIO: conseguir ter um negócio que funciona eficientemente e de forma contínua, o que gera uma renda adequada, e gera informações suficientes para tomar boas decisões.

2. NICHO: definir seu mercado alvo, desenvolver um marketing inteligente que gera mais vendas.

3. Alavancagem: sistematizar seus processos. Você certamente é um cliente de empresas que sistematizaram seus processos, tornando-os em negócios de sucesso. Por exemplo franquias são empresas de sucesso que tem seus processos sistematizados. É um sistema que funciona porque tem processos bem definidos e padronizados, mas isso não quer dizer que precisa informatizar tudo.

4. EQUIPE: formar uma equipe que forneça suporte ao empresário e que gere um negócio bem sucedido. É a partir deste ponto que o dono do negócio começa a reduzir o tempo diário que gasta em seu negócio e passa a ter mais tempo livre para se dedicar à sua vida pessoal.

5. SINERGIA: neste momento temos uma empresa que funciona sem a presença permanente do proprietário da empresa, veja bem, o empresário pode querer e gostar de estar em sua empresa, mas não pode “precisar” estar lá para que ela funcione.

6. RESULTADOS: o empresário, bem como os executivos, são livres para investir seu tempo e dinheiro e alcançar o equilíbrio em sua vida, porque eles podem dividir perfeitamente o tempo dedicado à sua vida e tempo dedicado ao trabalho.

Depois de seguir este processo o empresário terá um negócio bem sucedido, com crescimento, lucros mais elevados, e especialmente com equilíbrio na sua vida.

Posso imaginar que neste momento você está querendo saber se você pode fazer isso em seu negócio e em sua vida, e a resposta é SIM.

Os fatores que devem ser observados pelos empresários e gestores de empresas para conseguir ter equilíbrio adequado em sua vida são:

- Querer realmente mudar a sua situação atual e sair da zona de conforto. Ter ousadia e coragem de fazer coisas diferentes e descobrir talentos e habilidades que talvez nunca tenha usado.

-Fixar objetivos maiores e mais ambiciosos. Você pode sentir que os resultados que você tem atualmente em seu negócio são adequados, mas quem diz que você não pode alcançar resultados ainda melhores em seu negócio e em sua vida?

-Desejar dedicar mais tempo com sua família, lazer, aprender coisas novas, abrir um outro negócio, etc. Sem negligenciar seu negócio atual.

Responda estas perguntas: Quantos livros você leu em 2016? Quantos cursos frequentou no ano passado? Quantas novas estratégias você implementou no seu negócio? Quantos produtos ou serviços novos você desenvolveu? O que você fez diferente na sua equipe de trabalho?

- Desenvolver um Plano de Vida para os próximos 5 anos. Como você visualiza sua vida em 2020? Em 2017 você se vê trabalhando as mesmas horas e fazendo as mesmas coisas, ou você se vê sendo empresário de um negócio muito maior e muito mais lucrativo e dedicando menos horas do que se dedica hoje?

Meu objetivo é fazer o empresário ver que "Seu destino está realmente em suas mãos", a sua qualidade de vida presente e futura e de sua família, depende do que você faz hoje, as decisões que você faz hoje. Porque o tempo é o único recurso que não pode ser recuperado. E, infelizmente, na maioria dos casos, quando percebemos que não temos conseguido os nossos objetivos, foi por não tomar decisões no tempo certo.

Por isso, quero te convidar a refletir sobre essa questão tão importante e que em 2017 você possa proporcionar um futuro melhor para sua vida e de sua família. 

Grande abraço

Marciléa Silva
Coach Executivo e Negócios

www.mscoachingtreinamentos.com.br

 

 

 

Comentários

Últimos artigos

Autoconhecimento aliado ao planejamento de Carreira

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Confiança x Produtividade

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Fuja do Perfeccionismo

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Melhore sua empresa e alcance o equilíbrio na vida

terça-feira, 3 de janeiro de 2017